quarta-feira, abril 27, 2005

me diz o que é jornalismo

Sapos explosivos intrigam cientistas na Alemanha
"É totalmente estranho", disse uma pesquisadora. "Esse fenômeno parece não ter acontecido antes em nenhum outro lugar"


Berlim - Mais de 1.000 sapos incharam e explodiram num lago de Hamburgo nas últimas semanas, e os cientistas ainda não encontraram uma causa para o fenômeno, informam autoridades. A água do lago e restos mortais dos sapos já foram testados, mas os cientistas não conseguiram encontrar uma bactéria ou vírus que pudesse levar os anfíbios a inchar até estourar, disse Janne Kloepper, do Instituto de Higiene e Ambiente de Hamburgo.

"É totalmente estranho", disse ela. "Esse fenômeno parece não ter acontecido antes em nenhum outro lugar". Os sapos do lago no bairro de Altona começaram a estourar no início do mês, inchando como balões antes da explosão.

AP
fonte: Agência Estado Online



Enquanto isso, na Austrália

Deputado sugere pauladas para livrar Austrália de sapos
PHIL MERCER
da BBC Brasil, em Sydney

O parlamentar australiano David Tollner causou polêmica ao sugerir um método drástico para pôr fim à propagação do sapo-cururu: esmagá-lo com tacos de golfe e bastões de críquete (esporte popular no Reino Unido e em suas ex-colônias).

O sapo, altamente venenoso, estaria multiplicando-se descontroladamente no norte da Austrália.

Grupos pela proteção dos animais, contudo, dizem que congelá-los seria um método menos brutal de reduzir a sua população.

O sapo-cururu é nativo do Havaí e há espécies também nas Américas --inclusive no nordeste brasileiro.

Ele foi introduzido na Austrália há mais de 70 anos para tentar proteger os canaviais de pestes.

Os animais possuem sacos de veneno atrás da cabeça que podem matar predadores, tais como crocodilos e cobras, em poucos minutos.

Os sapos se propagaram dos canaviais costeiros para o famoso Parque Nacional Kakadu, e começam a aparecer nas vias de acesso à capital do Território do Norte, Darwin.

Acredita-se que podem existir 100 milhões de sapos deste tipo na Austrália.

fonte: Folha de São Paulo Online




.por rodrigo, quase magnólia.