segunda-feira, março 28, 2005

troca-se honestidade intelectual por um salgado do bar

pelo menos três pessoas me disseram que depois de todo trabalho pra fazer sociologia, só faltava a aula não ser boa. pois olha, nem vou dizer que não é boa, porque ainda não deu pra julgar. na primeira semana não teve aula. no que seria a terceira aula (que foi a primeira) a professora apareceu, disse seu nome, deu as datas das provas e disse que quem já fez sociologia da comunicação não vai ver nada novo. ah, tá, que bom saber que não estou perdendo meu tempo aqui. na terceira aula ela falou do capítulo de um livro. hoje ela não vai de novo, nos liberou para uma palestra na arquitetura (na arquitetura!). só quero ver o que me aguarda quarta-feira.

redação jornalística de tv também nem pensar. nos dizem que estão contratando um cara excelente, concursado, experiente, muito bom mesmo que até fez concurso público, pra vocês verem! desculpe, mas e isso não era, por acaso, o mínimo?

parece que a aula de psicologia agora é ministrada por três mestrandos da professora titular. eu não conheço os meandros do sistema público de educação, mas me parece razoável dizer que é uma pura e simples sacanagem colocar um trio não preparado e não competente pra dar aula. semestre passado eram duas mestrandas que atrapalhavam uma a outra mais do que os alunos seriam capazes de fazer.

e a gente sempre reclamou dos professores de fora, o que é fato: os departamentos de economia, política, matemática e qualquer outro sempre mandam os piores professores pra comunicação. mas é preciso dizer que os do nosso departamento também se esforçam. esse semestre, por exemplo, me foi dado de presente, na bandeja, quatro créditos sem que eu precise fazer o menor esforço. bom, na realidade, um mínimo de esforço, tenho que entregar um trabalhinho no fim do semestre.

e aí eu lembro do assis brasil que pela honestidade intelectual (aquela lá do título) nos deu uma aula a mais no semestre, isso porque a primeira teve metade do tempo previsto. e aí eu lembro do gabriel que dava física no bom conselho, que foi o primeiro professor a me falar em honestidade intelectual, termo que eu nunca tinha pensado antes e que a fabico não teria ensinado mesmo.

.julia.